Coletivo Preguiça

O “Coletivo Preguiça”, antes conhecido como “Coletivo de Criação”, existe desde 2008. Uma característica desse grupo é a de ser formado por alguns participantes que já passaram ou passam por algum tipo de tratamento junto à rede de atenção pública em saúde mental; porém, essa não é uma condição para participar do grupo, qualquer pessoa é muito bem-vinda, por isso, ex-estagiários e outros simpatizantes da proposta compõem a heterogeneidade deste coletivo. Os participantes se reúnem todas as sextas-feiras na área de convivência do Centro Cultural São Paulo para criarem arte nas mais variadas linguagens.


"Nós fazemos um monte de coisas lá no Coletivo Preguiça. Nós fazemos audiovisual, cadernos, bordados, desenho, cartas, carimbos com a borracha. Eu gosto porque o Arthur me ensinou a fazer caderno, eu fui aprendendo e agora eu comecei a fazer sozinho."


"O que eu mais gosto no Coletivo é que as pessoas não conseguem nomear com facilidade o que acontece. Mas normalmente a atividade que eu mais gosto são as conversas, é o clima do Coletivo."


"O que eu mais gosto tem a ver com o nome, que é a Preguiça. Como não fazer nada, que na verdade não é não fazer nada, mas é conversar, é rabiscar alguma coisa, pintar algo, tomar café, comer... como isso é bem-vindo e faz parte do coletivo, é um traço dele. Não tem uma obrigação, não tem horário, está todo mundo espontaneamente porque quer vir, porque quer estar, quer fazer. Essa liberdade é muito interessante, muito agradável, muito acolhedora."



Redes Sociais

Entrevistas

Share by: